Pular para o conteúdo principal

Total de visualizações de página

FESTA DE CIVISMO E IDENTIDADE

Nesse domingo minha cidade, Mamanguape, viveu momento singular desde décadas relegada ao abandono. Atendendo ao chamado da prefeita Eunice, o povo tomou as ruas para o desfile cívico que levantou a moral da cidade, tão maltratada pelos gestores dos últimos 40 anos, que qualquer afago em sua autoestima teria mesmo que ter uma resposta à altura.

Foi imediata a aceitação, compareceram não apenas os estudantes e militares sediados na cidade, mas ainda grupos de todas as cidades da região do Vale do Mamanguape. Um desfile de aproximadamente oito horas que revelou o compromisso da administração atual pelo trabalho e pela lisura no trato da coisa pública, retornando para a população o que lhe é de direito.

Pela receptividade o evento pode se tornar um marco da administração e uma atividade a ser repetida nos próximos anos, fora do 7 de setembro, porque facilitará a vinda de fanfarras e bandas escolares de outras diferentes cidades, transformando o evento num encontro de civismo e entretenimento para todo o Estado. 

Minha dúvida é se deveriam desfilar todos que ali estiveram, talvez dividindo o evento em dois dias, ou no mesmo dia, manhã e noite, atendesse melhor. A primeira parte para os militares, os projetos sociais e as escolas do município, e a segunda para exibição das bandas escolares e fanfarras, naturalmente se estabelecendo o tempo mínimo e máximo para cada exibição, evitando os excessos, mas certamente um troféu para destacar as melhores irá dar uma motivação a mais para os participantes melhorarem a cada ano. Os dois desfiles fariam parte do mesmo evento, mas com objetivos diferentes. 

A atividade mostrou que faz parte da cultura local, tem demanda reprimida e o entusiasmo dos que fazem, para uma população ávida por novidade e entretenimento. O evento nasceu vitorioso e só tem a crescer. Ponto para a administração, mas, principalmente, para os grupos participantes que abraçaram a causa com alegria.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVELOZ NA CURA DO CÂNCER

Aveloz é planta conhecida como dedo do cão, dedo de anjo, graveto do cão, canela de frade, cega-olho, figueira do diabo, árvore de São Sebastião e gaiolinha, entre outros apelidos. Cientistas e médicos brasileiros estão testando em humanos o potencial da planta no tratamento do câncer.

30 ANOS DEPOIS

Trinta anos depois volto a trabalhar com Bia Lessa, desta vez na sua visceral adaptação do épico de Guimarães Rosa, Grande Sertão Veredas .

O QUE O DINHEIRO NÃO PODE COMPRAR?

D inheiro compra até amor verdadeiro , disse Nelson Rodrigues, nosso maior dramaturgo, jornalista e frasista dos melhores, mas Nelson não era rico, falou sem conhecimento de causa, mesmo que tivesse perscrutado o mais recôndito de nossas almas e tivesse observado como poucos a vida social, mas ainda assim, não teve dinheiro para comprar tudo. Lembrei-me de sua frase depois de ler o que escreveu John D. Rockefeller, em 1909, este sim, o primeiro bilionário de verdade dos Estados Unidos, escreveu ele: a novidade de ser capaz de comprar o que quiser passa rápido, porque o que as pessoas mais procuram não pode ser comprado .

MEU PAI

Não conheci meu pai, ele morreu me deixando com um ano e quatro meses e meu irmão com seis meses, depois disso fomos morar com nossos avós maternos, nos criamos chamando nossos avós de papai e mamãe, e nossa mãe de Tetê, como todos a chamavam, mesmo sabendo que era nossa mãe. Hoje ela tem 90 anos e continua ativa fazendo o que quer, e sou feliz por isso. Seu Francisco, meu avô, substituiu meu pai e a família nos encheu de carinho para que não nos

DO TEATRO AO CINEMA

Aos amigos que sentiram minha ausência nessas sete semanas informo que foi por uma boa causa. Além das viagens que fizemos com a peça "Grande Sertão Veredas" nos primeiros quinze dias de setembro por Manaus (Festival Passo a Paço), Santos (Festival

MEU PERSONAL TRAINER

Personagem: Medeiro Vaz Foto de Lorena Zschaber De repente me vi obrigado por necessidade profissional a ter um corpo ágil e forte. Precisava enfrentar como ator a maratona que é o espetáculo Grande Sertão: Veredas . Convoquei meu filho Henrique e em poucos meses me vejo seguro para enfrentar os ensaios e apresentações do visceral espetáculo. O resultado disso foi que... - Aumentei minha força. - Aumentei minha massa muscular . - Melhorei minhas condições cardiorrespiratórias. - Tenho mais disposição. - Melhorei minha flexibilidade. Treinador Henrique Monteiro - Reorientei minha dieta, porque não adianta você se esforçar tanto fisicamente, se não compensar o desgaste de suas energias com uma dieta que mantenha as necessidades de seu novo corpo, novo corpo sim, mesmo que isso não fique claro para quem veja. Aprendi até a ingerir whey. Agora não para mais.