Pular para o conteúdo principal

Total de visualizações de página

30 ANOS DEPOIS

Trinta anos depois volto a trabalhar com Bia Lessa, desta vez na sua visceral adaptação do épico de Guimarães Rosa, Grande Sertão Veredas.

Fui ver o espetáculo no CCBB numa quinta-feira e sob o impacto do espetáculo e o calor dos aplausos fui parabenizá-la, quando ela me disse: "tem uma substituição aí". "Não", respondi de pronto, porque já me vi todo quebrado, esgoelado, sem braço, sem perna...

Quem viu o espetáculo sabe que é punk, durante aproximadamente duas horas e meia o elenco não sai de cena, fala, corre e representa todo o universo sertanejo de Guimarães Rosa: gente, vegetação, bichos, aves, peixes, numa movimentação frenética de tirar o fôlego. Na verdade eu tinha outros compromissos, estava começando um projeto com o amigo Leo Carnevale, que foi comigo assistir ao espetáculo, e outro já adiantado com um elenco de sete atores liderados pela amiga Vera Monteiro.

Saí do CCBB aliviado por ter dito não e me livrado daquele cipoal cênico, mas ao mesmo tempo angustiado por abrir mão daquela experiência artística. Meus amigos me liberaram dos compromissos, transferimos os projetos para depois, restou somente minha covardia, isso é que não podia ser. Voltei lá e disse para Bia que estava livre dos compromissos e disposto a aceitar o convite. Ela já estava testando outro ator, mas me deu a chance de teste também, uma semana depois me confirmou no trabalho.

Diante da tarefa que eu tinha pela frente convoquei a família, Henrique como personal trainer para o condicionamento físico,  Carla, minha mulher, como fisioterapeuta/acupunturista para me socorrer nas dores do treinamento e Gabriel, para me acompanhar no trabalho com o texto. Estamos há seis semanas nesta empreitada.

Me junto ao grupo na estreia da itinerância nacional em Fortaleza no próximo dia 26. Entro substituindo o ator Leon Goes, no elenco encabeçado pelo Caio Blat como Riobaldo,  Luiza Lemmertz como Diadorim e que ainda traz Luisa Arraes, Leo Miggiorin, Daniel Passi, Balbino de Paula, Clara Lessa, Elias de Castro e Lucas Oranmian.

Começamos por Fortaleza, em seguida virá Recife, dia 2 de junho, depois Teresina, Goiânia e Brasília, cidades já programadas. Ficam avisados os parentes e amigos dessas cidades que o programa é da melhor qualidade, e não é porque estarei lá. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVELOZ NA CURA DO CÂNCER

Aveloz é planta conhecida como dedo do cão, dedo de anjo, graveto do cão, canela de frade, cega-olho, figueira do diabo, árvore de São Sebastião e gaiolinha, entre outros apelidos. Cientistas e médicos brasileiros estão testando em humanos o potencial da planta no tratamento do câncer.

O QUE O DINHEIRO NÃO PODE COMPRAR?

D inheiro compra até amor verdadeiro , disse Nelson Rodrigues, nosso maior dramaturgo, jornalista e frasista dos melhores, mas Nelson não era rico, falou sem conhecimento de causa, mesmo que tivesse perscrutado o mais recôndito de nossas almas e tivesse observado como poucos a vida social, mas ainda assim, não teve dinheiro para comprar tudo. Lembrei-me de sua frase depois de ler o que escreveu John D. Rockefeller, em 1909, este sim, o primeiro bilionário de verdade dos Estados Unidos, escreveu ele: a novidade de ser capaz de comprar o que quiser passa rápido, porque o que as pessoas mais procuram não pode ser comprado .

MEU PAI

Não conheci meu pai, ele morreu me deixando com um ano e quatro meses e meu irmão com seis meses, depois disso fomos morar com nossos avós maternos, nos criamos chamando nossos avós de papai e mamãe, e nossa mãe de Tetê, como todos a chamavam, mesmo sabendo que era nossa mãe. Hoje ela tem 90 anos e continua ativa fazendo o que quer, e sou feliz por isso. Seu Francisco, meu avô, substituiu meu pai e a família nos encheu de carinho para que não nos

DO TEATRO AO CINEMA

Aos amigos que sentiram minha ausência nessas sete semanas informo que foi por uma boa causa. Além das viagens que fizemos com a peça "Grande Sertão Veredas" nos primeiros quinze dias de setembro por Manaus (Festival Passo a Paço), Santos (Festival

MEU PERSONAL TRAINER

Personagem: Medeiro Vaz Foto de Lorena Zschaber De repente me vi obrigado por necessidade profissional a ter um corpo ágil e forte. Precisava enfrentar como ator a maratona que é o espetáculo Grande Sertão: Veredas . Convoquei meu filho Henrique e em poucos meses me vejo seguro para enfrentar os ensaios e apresentações do visceral espetáculo. O resultado disso foi que... - Aumentei minha força. - Aumentei minha massa muscular . - Melhorei minhas condições cardiorrespiratórias. - Tenho mais disposição. - Melhorei minha flexibilidade. Treinador Henrique Monteiro - Reorientei minha dieta, porque não adianta você se esforçar tanto fisicamente, se não compensar o desgaste de suas energias com uma dieta que mantenha as necessidades de seu novo corpo, novo corpo sim, mesmo que isso não fique claro para quem veja. Aprendi até a ingerir whey. Agora não para mais.