Pular para o conteúdo principal

Total de visualizações de página

PARA QUE EXISTE UMA CATEGORIA PROFISSIONAL?

Como se não bastasse, ontem o Rio de Janeiro amanheceu trancado pelo protesto dos taxistas, por muitas horas a cidade, mais uma vez, ficou refém da categoria na luta contra a Uber.
É bom lembrar que as categorias profissionais não são donas das ruas, nem do país, ou, pelo menos, não deveriam ser. Os taxistas se acharam no direito de parar a cidade  porque acham que as ruas são deles. Claro que eles não são culpados sozinhos por esse descalabro, com eles estão os prefeito e os vereadores, não só os atuais, porque essa questão vem de longe e já teria sido resolvida se tivéssemos representantes afinados com o bem-estar da população e não com seus interesses. 

Para que existe uma categoria profissional? Qualquer uma? As profissões são criadas com que objetivo? Para cuidar dos interesses dos profissionais, ou do consumidor, que afinal é quem paga os serviços? Aí é que quero chegar. As categorias profissionais se fecham num corporativismos absurdo neste país, veem primeiro o seu lado.

O que vemos são juízes acobertando colegas criminosos, médicos escondendo o mal feito dos parceiros, a mesma coisa na polícia, na política, menos no comércio porque aí existe uma competição diferente. Todos se defendem contra o consumidor que deve ser o destino de todo serviço, pelo menos, deveria ser. Aceitando que as categorias se armem com seus interesses contra a população, damos a chance para sermos vítimas de qualquer categoria. Afinal somos consumidores e prestadores de serviços ao mesmo tempo. Hoje todos sofreram com a ação dos taxistas, mas vi gente defendendo a categoria porque ela está brigando por seu ganha pão.

Vem cá! Eu sou obrigado a usar um serviço que não me deixa plenamente satisfeito, de gente mal educada, que nem sempre atende aos chamados, que só vão aonde querem e ainda me cobram o dobro do que posso pagar pelo mesmo serviço, com melhor qualidade, só porque os caras estão defendendo seu ganha pão? Vejam se isso tem cabimento? A lógica aqui ficou de cabeça pra baixo.
Apenas nos países atrasados, corruptos e onde a burocracia do Estado serve para atrasar a vida das pessoas é que isso acontece. O Uber só teve esse problema em países assim. Não estou aqui defendendo o Uber somente, quero que apareçam outros, como já sugiram, minha defesa é pelo direito de pagar menos e ter um serviço melhor.

Quero que nos tratem como consumidor para quem tudo é feito, e que deve ser o melhor não na ótica de quem presta o serviço, mas na nossa, de quem recebe. Mesmo quando não estamos pagando diretamente por ele como nos serviços públicos.

Só para relembrar, todas as atividades foram criadas para atender as pessoas, o consumidor, sempre. Quando você estiver consumindo alguma coisa pense nisso, e quando estiver oferecendo seus serviços também, sua profissão existe para servir a sociedade. Quando o conjunto da nação se conscientizar dessa premissa as coisas mudarão sensivelmente neste país de privilégios, corporativismos e mordomias.

NOTA: Para você que segue o blog, informo que as postagens agora serão feitas regularmente as segundas, quartas e sextas-feiras. Obrigado!

Comentários

  1. OLÁ , FIZ UMA RÁPIDA VISITA NO SEU BLOG E SAIBA QUE GOSTEI MUITO. DAREI MAIS UMA OLHADA COM MAIS CALMA, POIS ACHEI-O MUITO INTERESSANTE. ABRAÇOS

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AVELOZ NA CURA DO CÂNCER

Aveloz é planta conhecida como dedo do cão, dedo de anjo, graveto do cão, canela de frade, cega-olho, figueira do diabo, árvore de São Sebastião e gaiolinha, entre outros apelidos. Cientistas e médicos brasileiros estão testando em humanos o potencial da planta no tratamento do câncer.

30 ANOS DEPOIS

Trinta anos depois volto a trabalhar com Bia Lessa, desta vez na sua visceral adaptação do épico de Guimarães Rosa, Grande Sertão Veredas .

O QUE O DINHEIRO NÃO PODE COMPRAR?

D inheiro compra até amor verdadeiro , disse Nelson Rodrigues, nosso maior dramaturgo, jornalista e frasista dos melhores, mas Nelson não era rico, falou sem conhecimento de causa, mesmo que tivesse perscrutado o mais recôndito de nossas almas e tivesse observado como poucos a vida social, mas ainda assim, não teve dinheiro para comprar tudo. Lembrei-me de sua frase depois de ler o que escreveu John D. Rockefeller, em 1909, este sim, o primeiro bilionário de verdade dos Estados Unidos, escreveu ele: a novidade de ser capaz de comprar o que quiser passa rápido, porque o que as pessoas mais procuram não pode ser comprado .

MEU PAI

Não conheci meu pai, ele morreu me deixando com um ano e quatro meses e meu irmão com seis meses, depois disso fomos morar com nossos avós maternos, nos criamos chamando nossos avós de papai e mamãe, e nossa mãe de Tetê, como todos a chamavam, mesmo sabendo que era nossa mãe. Hoje ela tem 90 anos e continua ativa fazendo o que quer, e sou feliz por isso. Seu Francisco, meu avô, substituiu meu pai e a família nos encheu de carinho para que não nos

DO TEATRO AO CINEMA

Aos amigos que sentiram minha ausência nessas sete semanas informo que foi por uma boa causa. Além das viagens que fizemos com a peça "Grande Sertão Veredas" nos primeiros quinze dias de setembro por Manaus (Festival Passo a Paço), Santos (Festival

MEU PERSONAL TRAINER

Personagem: Medeiro Vaz Foto de Lorena Zschaber De repente me vi obrigado por necessidade profissional a ter um corpo ágil e forte. Precisava enfrentar como ator a maratona que é o espetáculo Grande Sertão: Veredas . Convoquei meu filho Henrique e em poucos meses me vejo seguro para enfrentar os ensaios e apresentações do visceral espetáculo. O resultado disso foi que... - Aumentei minha força. - Aumentei minha massa muscular . - Melhorei minhas condições cardiorrespiratórias. - Tenho mais disposição. - Melhorei minha flexibilidade. Treinador Henrique Monteiro - Reorientei minha dieta, porque não adianta você se esforçar tanto fisicamente, se não compensar o desgaste de suas energias com uma dieta que mantenha as necessidades de seu novo corpo, novo corpo sim, mesmo que isso não fique claro para quem veja. Aprendi até a ingerir whey. Agora não para mais.