Pular para o conteúdo principal

Total de visualizações de página

O QUE NOS CONDENARÁ DEFINITIVAMENTE AO 3º MUNDO?




Ainda sobre o tema de nossos direitos e deveres que tratei na última postagem, apontando que a educação é nosso direito e nosso dever primordial, trago hoje como sua irmã gêmea, a justiça, pois a punição dos malfeitos dos poderosos e dos homens comuns será sempre um componente da boa educação e do bom exemplo que um povo dará a si mesmo. 

Se quisermos viver num país melhor, não podemos continuar dando chance para que o jeitinho brasileiro que burla as leis, que passa os outros para trás, que aproveita das brechas na justiça para tirar vantagens, por mais legal que seja, permaneça norteando nossas vidas.



Temos ouvido e visto coisas absurdas que colocar nossa humanidade num patamar tão baixo que nos faz desconfiar de nosso destino. Semana atrás a camionete de uma transportadora virou no acostamento e as pessoas, em vez de socorrerem o motorista preso nas ferragens, foram saquear a carga. Outro dia um motociclista acidentou-se no túnel Noel Rosa e as pessoas, da mesma forma, em vez de socorrerem o rapaz roubaram o capacete, a jaqueta de couro e demais pertences, essas coisas acontecem a toda hora. Essa incapacidade de se condoer com a dor dos outros tem sido uma constante em nossa sociedade, é a mesma demonstrada por nossos representantes que roubam o dinheiro da saúde deixando o povo a míngua, a dos médicos que batem o ponto e fogem do trabalho, a dos empresários que se juntam aos políticos para roubar. É a mesma falta de humanidade dos homofóbicos, dos agressores de mulheres, dos assassinos em geral. O desumano não é que existam, mas a forma com lidamos com eles, com leis tão frouxas que parecem piada.    

Sem falar nos gatonet, gatoágua, gatoluz da vida. Se você não está pagando direito o que consome, alguém está pagando por você, e pode ser seu vizinho educado. Tem político no Rio de Janeiro que se elege prometendo aos eleitores de algumas regiões água, ou luz, de graça roubando da Cedae e da Light. Se o eleitor aceita uma proposta dessas o que poderá cobrar dos mesmos políticos que roubam a todos? Os espertos de mais serão sempre espertos de menos.

Nossa esperança é que ao lado de tanta desumanidade também vemos exemplos de solidariedade, como a protagonizada pela população do Rio com o refugiado sírio das esfirras agredido em Copacabana por ser estrangeiro, a população se juntou para abraçá-lo e adquirir suas esfirras. A campanha Natal sem fome criada pelo Betinho e tantas outras, anônimas, que aliviam a dor de tantos, são exemplos que nos fortalece e demonstram que na maioria somos um povo que merece um bom destino, por isso não podemos perder a oportunidade de demonstrar isso diariamente com nossa indignação e nosso dever de cobrar dos que estão em cima e dos que estão ao nosso lado, para que tenham uma atitude honesta, educada e fraterna para com todos.

Ano que vem teremos as eleições, nesse momento de turbulência é que surgem os salvadores da pátria que chegam prometendo o que não poderão cumprir. O povo ansioso por resolver seus problemas de imediato, ou por achar que as soluções para um país conflagrado como o nosso são fáceis, se aliam a propostas mirabolantes de salvação da pátria diante do discurso direto, sem dúvidas, de algum populista, e aí é que mora o perigo, à esquerda e à direita. Um populista neste momento é tudo que precisamos para nos condenar de vez ao atraso e a violência do subdesenvolvimento. 2018 é a oportunidade que teremos para escolher alguém que venha para fazer as reformas que nos leve a bom caminho, ou estaremos condenados a conviver para sempre com uma elite corrupta como na Rússia, e uma criminalidade fora de controle como na Guatemala e El Salvador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVELOZ NA CURA DO CÂNCER

Aveloz é planta conhecida como dedo do cão, dedo de anjo, graveto do cão, canela de frade, cega-olho, figueira do diabo, árvore de São Sebastião e gaiolinha, entre outros apelidos. Cientistas e médicos brasileiros estão testando em humanos o potencial da planta no tratamento do câncer.

30 ANOS DEPOIS

Trinta anos depois volto a trabalhar com Bia Lessa, desta vez na sua visceral adaptação do épico de Guimarães Rosa, Grande Sertão Veredas .

O QUE O DINHEIRO NÃO PODE COMPRAR?

D inheiro compra até amor verdadeiro , disse Nelson Rodrigues, nosso maior dramaturgo, jornalista e frasista dos melhores, mas Nelson não era rico, falou sem conhecimento de causa, mesmo que tivesse perscrutado o mais recôndito de nossas almas e tivesse observado como poucos a vida social, mas ainda assim, não teve dinheiro para comprar tudo. Lembrei-me de sua frase depois de ler o que escreveu John D. Rockefeller, em 1909, este sim, o primeiro bilionário de verdade dos Estados Unidos, escreveu ele: a novidade de ser capaz de comprar o que quiser passa rápido, porque o que as pessoas mais procuram não pode ser comprado .

MEU PAI

Não conheci meu pai, ele morreu me deixando com um ano e quatro meses e meu irmão com seis meses, depois disso fomos morar com nossos avós maternos, nos criamos chamando nossos avós de papai e mamãe, e nossa mãe de Tetê, como todos a chamavam, mesmo sabendo que era nossa mãe. Hoje ela tem 90 anos e continua ativa fazendo o que quer, e sou feliz por isso. Seu Francisco, meu avô, substituiu meu pai e a família nos encheu de carinho para que não nos

DO TEATRO AO CINEMA

Aos amigos que sentiram minha ausência nessas sete semanas informo que foi por uma boa causa. Além das viagens que fizemos com a peça "Grande Sertão Veredas" nos primeiros quinze dias de setembro por Manaus (Festival Passo a Paço), Santos (Festival

MEU PERSONAL TRAINER

Personagem: Medeiro Vaz Foto de Lorena Zschaber De repente me vi obrigado por necessidade profissional a ter um corpo ágil e forte. Precisava enfrentar como ator a maratona que é o espetáculo Grande Sertão: Veredas . Convoquei meu filho Henrique e em poucos meses me vejo seguro para enfrentar os ensaios e apresentações do visceral espetáculo. O resultado disso foi que... - Aumentei minha força. - Aumentei minha massa muscular . - Melhorei minhas condições cardiorrespiratórias. - Tenho mais disposição. - Melhorei minha flexibilidade. Treinador Henrique Monteiro - Reorientei minha dieta, porque não adianta você se esforçar tanto fisicamente, se não compensar o desgaste de suas energias com uma dieta que mantenha as necessidades de seu novo corpo, novo corpo sim, mesmo que isso não fique claro para quem veja. Aprendi até a ingerir whey. Agora não para mais.