Pular para o conteúdo principal

Total de visualizações de página

OS CANALHAS ESTÃO CHEGANDO!



O nacionalismo rasteiro é o lugar onde os canalhas demagogos se aninham. O petróleo é nosso! A Amazônia é nossa! Nosso ouro, nossas matas! Tudo para o povo! Veja que eles, os canalhas, e nós também, damos muita importância às coisas, como se fossem elas que determinassem nosso desenvolvimento, nosso progresso como nação. Lembre-se que não é assim que fazem as nações que dão importância ao que verdadeiramente importa.

Todos os políticos, de todos os partidos, se elegem praticamente com as mesmas bandeiras: educação, saúde e segurança, uma coisa ou outra diferente, parece até um mantra. Há quantas décadas você não escuta isso? Todos falam, prometem e nada acontece, porque essas coisas na verdade não são importantes para eles, como para nós de modo geral, que estamos ligados nas coisas, nos objetos, nas matérias, no petróleo, no ouro, nas matas e noutros que tais. 

Vejo os pais aconselhando os filhos: estude para ter um bom emprego, para ganhar mais, ter um bom carro, uma boa casa. Geralmente não dizem aos filhos: estude para ser uma pessoa melhor, mais equilibrada, mais consciente. Isso faz uma grande diferença na vida de uma pessoa e de uma nação. É por isso que vemos tantos médicos corruptos, tantos juízes, engenheiros, religiosos e políticos corruptos, porque todos estudaram, quando estudaram, para ganhar mais, e quando podem, fazem o que não deviam. 

Mas de todas as corrupções, a mais daninha é a da política, porque ela nos rouba a tranquilidade, a segurança, a esperança. Estamos vivendo uma quadra difícil em nossas vidas porque nos roubaram todas essas coisas. O que foi de material fica fácil repor, mas a desesperança, essa tem um preço amargo, porque solapa nossas forças. 

A próxima eleição talvez seja a mais importante de nossas vidas, pois ela definirá irremediavelmente nosso destino como nação, aquela em que reformas necessárias nos levarão para um bom destino, ou a falta delas para uma nação com uma elite irremediavelmente corrupta,  atolada na violência das gangues, do crime organizado. Ou seja, o pior dos mundos, o inferno na terra. 

Por isso muita atenção com os canalhas de sempre, ou com novos canalhas, que apareçam lhe chamando para brigar pelo petróleo, ou qualquer riqueza que esteja abaixo, ou acima do chão, não se engane, esses canalhas quando chegam ao poder acham que as riquezas são só deles. Você sabe que sempre foi assim, não é? 

Procure dar ouvidos aos que propuserem o essencial, mas pergunte como vão conseguir trazer essas coisas até você. Pergunte se vão trabalhar para baratear as eleições, acabar com os privilégios, combater as mordomias, baixar os impostos, diminuir a interferência dos governos em nossas vidas. Faça isso e verá que sobrará mais para você e para todos nós. Mas como você nunca vai saber com quem estará falando, confie, desconfiando. A decepção, se houver, será menor. Você pode está pensando: não é cedo pra nos preocuparmos com isso agora? Acorde, a campanha já começou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVELOZ NA CURA DO CÂNCER

Aveloz é planta conhecida como dedo do cão, dedo de anjo, graveto do cão, canela de frade, cega-olho, figueira do diabo, árvore de São Sebastião e gaiolinha, entre outros apelidos. Cientistas e médicos brasileiros estão testando em humanos o potencial da planta no tratamento do câncer.

30 ANOS DEPOIS

Trinta anos depois volto a trabalhar com Bia Lessa, desta vez na sua visceral adaptação do épico de Guimarães Rosa, Grande Sertão Veredas .

O QUE O DINHEIRO NÃO PODE COMPRAR?

D inheiro compra até amor verdadeiro , disse Nelson Rodrigues, nosso maior dramaturgo, jornalista e frasista dos melhores, mas Nelson não era rico, falou sem conhecimento de causa, mesmo que tivesse perscrutado o mais recôndito de nossas almas e tivesse observado como poucos a vida social, mas ainda assim, não teve dinheiro para comprar tudo. Lembrei-me de sua frase depois de ler o que escreveu John D. Rockefeller, em 1909, este sim, o primeiro bilionário de verdade dos Estados Unidos, escreveu ele: a novidade de ser capaz de comprar o que quiser passa rápido, porque o que as pessoas mais procuram não pode ser comprado .

MEU PAI

Não conheci meu pai, ele morreu me deixando com um ano e quatro meses e meu irmão com seis meses, depois disso fomos morar com nossos avós maternos, nos criamos chamando nossos avós de papai e mamãe, e nossa mãe de Tetê, como todos a chamavam, mesmo sabendo que era nossa mãe. Hoje ela tem 90 anos e continua ativa fazendo o que quer, e sou feliz por isso. Seu Francisco, meu avô, substituiu meu pai e a família nos encheu de carinho para que não nos

DO TEATRO AO CINEMA

Aos amigos que sentiram minha ausência nessas sete semanas informo que foi por uma boa causa. Além das viagens que fizemos com a peça "Grande Sertão Veredas" nos primeiros quinze dias de setembro por Manaus (Festival Passo a Paço), Santos (Festival

MEU PERSONAL TRAINER

Personagem: Medeiro Vaz Foto de Lorena Zschaber De repente me vi obrigado por necessidade profissional a ter um corpo ágil e forte. Precisava enfrentar como ator a maratona que é o espetáculo Grande Sertão: Veredas . Convoquei meu filho Henrique e em poucos meses me vejo seguro para enfrentar os ensaios e apresentações do visceral espetáculo. O resultado disso foi que... - Aumentei minha força. - Aumentei minha massa muscular . - Melhorei minhas condições cardiorrespiratórias. - Tenho mais disposição. - Melhorei minha flexibilidade. Treinador Henrique Monteiro - Reorientei minha dieta, porque não adianta você se esforçar tanto fisicamente, se não compensar o desgaste de suas energias com uma dieta que mantenha as necessidades de seu novo corpo, novo corpo sim, mesmo que isso não fique claro para quem veja. Aprendi até a ingerir whey. Agora não para mais.