Pular para o conteúdo principal

Total de visualizações de página

NEM ESQUERDA, NEM DIREITA, MEU ESPÍRITO É DO NATAL!

Todo fim de ano nos vemos impelidos a fazer um balanço dos últimos doze meses, na esperança de que o próximo ano seja melhor, é natural. Nesse jogo de perdas e ganhos que enfrentamos todo ano, algumas pessoas, tomara que não seja a maioria, fazem a conta sempre pelo lado material, quanto ganhei e quanto perdi. Quando a perda emocional é muito grande conseguimos contabilizá-la, mas geralmente não levamos em consideração a não ser as coisas materiais, mesmo as menores.

Aliás, nessa questão entre a matéria e o espírito, sempre achei estranho as pessoas tratarem a educação de forma a dizerem: “estude para ter um bom emprego!”, e nunca: “estude para ser uma pessoa melhor, mais solidária”. Isso faz toda a diferença na educação de uma pessoa. É o que diferencia um bom médico de um mau, um bom engenheiro de um mau, um bom pastor de um mau líder espiritual, não importa o quanto cada um tenha estudado.

Nesse sentido a história de Jesus e seus ensinamentos têm muito a nos ensinar. A maior revolução, a grande mudança ocorrida na humanidade foi aquela protagonizada por Jesus há dois mil anos, o resto foi marolinha, exatamente porque trataram de coisas materiais.

Escuto pessoas compararem Karl Marx com Jesus, como se os dois tivessem falado dos pobres e da pobreza de forma semelhante, o que é um grande erro. Eu mesmo incorri nesse equivoco quando escrevi O Homem de Nazaré, minha adaptação da A Paixão de Cristo, a partir da Teologia da Libertação, porque naquele momento ainda vivíamos sob o peso da ditadura militar e eu a influência do marxismo. Não que eu renegue o texto porque tudo está lá, mas nasceu em um contexto especifico. Porque compreendi depois que Jesus trata o ser humano como indivíduo, enquanto Marx só consegue vê-lo  numa relação social, dentro de uma relação de forças antagônicas, de luta de classes, isto é, como força econômica. É por isso que à medida que o tempo passa o cristianismo vai crescendo e se reinventando, enquanto o marxismo definha, apesar de também se reinventar, sem dar conta de suas promessas.

Essas duas forças, mesmo que confusamente misturadas, interpostas, manipuladas, usurpadas, entrelaçadas, estarão em confronto no próximo ano entre nós, na batalha por nossas consciências, na luta pelo poder. Torço para que tenhamos o discernimento de escolher o melhor caminho, ou o menos ruim, para seguirmos com nossa caminhada. Não haverá presente melhor para o próximo Natal do que perceber que o Cristo, que nos renova e nos fortalece, seja mais uma vez vitorioso, mesmo sabendo que não será a última batalha.


Feliz Natal pra todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVELOZ NA CURA DO CÂNCER

Aveloz é planta conhecida como dedo do cão, dedo de anjo, graveto do cão, canela de frade, cega-olho, figueira do diabo, árvore de São Sebastião e gaiolinha, entre outros apelidos. Cientistas e médicos brasileiros estão testando em humanos o potencial da planta no tratamento do câncer.

30 ANOS DEPOIS

Trinta anos depois volto a trabalhar com Bia Lessa, desta vez na sua visceral adaptação do épico de Guimarães Rosa, Grande Sertão Veredas .

O QUE O DINHEIRO NÃO PODE COMPRAR?

D inheiro compra até amor verdadeiro , disse Nelson Rodrigues, nosso maior dramaturgo, jornalista e frasista dos melhores, mas Nelson não era rico, falou sem conhecimento de causa, mesmo que tivesse perscrutado o mais recôndito de nossas almas e tivesse observado como poucos a vida social, mas ainda assim, não teve dinheiro para comprar tudo. Lembrei-me de sua frase depois de ler o que escreveu John D. Rockefeller, em 1909, este sim, o primeiro bilionário de verdade dos Estados Unidos, escreveu ele: a novidade de ser capaz de comprar o que quiser passa rápido, porque o que as pessoas mais procuram não pode ser comprado .

MEU PAI

Não conheci meu pai, ele morreu me deixando com um ano e quatro meses e meu irmão com seis meses, depois disso fomos morar com nossos avós maternos, nos criamos chamando nossos avós de papai e mamãe, e nossa mãe de Tetê, como todos a chamavam, mesmo sabendo que era nossa mãe. Hoje ela tem 90 anos e continua ativa fazendo o que quer, e sou feliz por isso. Seu Francisco, meu avô, substituiu meu pai e a família nos encheu de carinho para que não nos

DO TEATRO AO CINEMA

Aos amigos que sentiram minha ausência nessas sete semanas informo que foi por uma boa causa. Além das viagens que fizemos com a peça "Grande Sertão Veredas" nos primeiros quinze dias de setembro por Manaus (Festival Passo a Paço), Santos (Festival

MEU PERSONAL TRAINER

Personagem: Medeiro Vaz Foto de Lorena Zschaber De repente me vi obrigado por necessidade profissional a ter um corpo ágil e forte. Precisava enfrentar como ator a maratona que é o espetáculo Grande Sertão: Veredas . Convoquei meu filho Henrique e em poucos meses me vejo seguro para enfrentar os ensaios e apresentações do visceral espetáculo. O resultado disso foi que... - Aumentei minha força. - Aumentei minha massa muscular . - Melhorei minhas condições cardiorrespiratórias. - Tenho mais disposição. - Melhorei minha flexibilidade. Treinador Henrique Monteiro - Reorientei minha dieta, porque não adianta você se esforçar tanto fisicamente, se não compensar o desgaste de suas energias com uma dieta que mantenha as necessidades de seu novo corpo, novo corpo sim, mesmo que isso não fique claro para quem veja. Aprendi até a ingerir whey. Agora não para mais.