Pular para o conteúdo principal

Total de visualizações de página

QUEM MATOU MARIELLE?

O assassinato da vereadora e ativista política Marielle Franco, que a partir de agora deixa de ser apenas do Rio de Janeiro e do PSOL, e passa a ser de todos nós brasileiros, já fartos com a impunidade e os crimes que vitimam ativistas políticos, sociais, líderes rurais e jornalistas. Esses crimes estão em todas as regiões do país onde os que se consideram donos das coisas e das pessoas, se arvoram em donos da razão. Marielle morreu porque estava do lado da razão.

Quando Chico Mendes foi assassinado a maioria dos brasileiros não sabia de sua existência, e de sua militância política e social, os que quiseram calá-lo o transformaram em símbolo da luta pela ecologia e pela vida. Os assassinatos de Marielle e Anderson, seu motorista, serão a mesma coisa. Transformará a vereadora em símbolo da luta dos negros, dos pobres das periferias e das mulheres vítimas da violência em todo o país, por melhores dias, e não deve ser menos.  

Nossa indignação, nosso sentimento de desamparo e abandono neste momento, deve se transformar no motor que nos levará as ruas, não só para pedir o esclarecimento e punir os autores e mandantes desse crime hediondo, mas potencializar a luta pelas questões sobre as quais ela se batia. Sua imagem e voz deverão ecoar, reverberar, pelo país afora na defesa da cidadania, da liberdade de expressão e do pensamento.

Pode-se discordar do pensamento de uma pessoa, ou de um líder político, mas por mais diferente que seja esse pensamento dos nossos, mais razão deveremos ter para defender sua existência, assegurar sua voz, porque está na diferença, no contraditório das opiniões, o sentido mesmo da questão civilizatória. Num mundo de diferentes, precisamos assegurar a existência de todas as diferenças.  Especialmente porque a luta da Marielle era pela vida, contra a discriminação e as injustiças, que em nosso país transbordam em todas as latitudes.

É urgente, portanto, que o governo federal, protagonista da intervenção de segurança no estado, se empenhe além de suas forças para apurar e punir os autores desses crimes que fazem vítimas todos nós. Todos nós clamamos por justiça, mas mais de que isso, que ela seja exemplar, que mostre que a nação ainda tem forças para combater o crime organizado e os criminosos oficiais, porque sem isso, será a barbárie que já chegou a nossa porta.


Comentários

  1. Gostei de sua opinião. Diante de tantas opiniões que a divinizam ou a demonizam é bom uma opinião que a humaniza.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AVELOZ NA CURA DO CÂNCER

Aveloz é planta conhecida como dedo do cão, dedo de anjo, graveto do cão, canela de frade, cega-olho, figueira do diabo, árvore de São Sebastião e gaiolinha, entre outros apelidos. Cientistas e médicos brasileiros estão testando em humanos o potencial da planta no tratamento do câncer.

30 ANOS DEPOIS

Trinta anos depois volto a trabalhar com Bia Lessa, desta vez na sua visceral adaptação do épico de Guimarães Rosa, Grande Sertão Veredas .

O QUE O DINHEIRO NÃO PODE COMPRAR?

D inheiro compra até amor verdadeiro , disse Nelson Rodrigues, nosso maior dramaturgo, jornalista e frasista dos melhores, mas Nelson não era rico, falou sem conhecimento de causa, mesmo que tivesse perscrutado o mais recôndito de nossas almas e tivesse observado como poucos a vida social, mas ainda assim, não teve dinheiro para comprar tudo. Lembrei-me de sua frase depois de ler o que escreveu John D. Rockefeller, em 1909, este sim, o primeiro bilionário de verdade dos Estados Unidos, escreveu ele: a novidade de ser capaz de comprar o que quiser passa rápido, porque o que as pessoas mais procuram não pode ser comprado .

MEU PAI

Não conheci meu pai, ele morreu me deixando com um ano e quatro meses e meu irmão com seis meses, depois disso fomos morar com nossos avós maternos, nos criamos chamando nossos avós de papai e mamãe, e nossa mãe de Tetê, como todos a chamavam, mesmo sabendo que era nossa mãe. Hoje ela tem 90 anos e continua ativa fazendo o que quer, e sou feliz por isso. Seu Francisco, meu avô, substituiu meu pai e a família nos encheu de carinho para que não nos

DO TEATRO AO CINEMA

Aos amigos que sentiram minha ausência nessas sete semanas informo que foi por uma boa causa. Além das viagens que fizemos com a peça "Grande Sertão Veredas" nos primeiros quinze dias de setembro por Manaus (Festival Passo a Paço), Santos (Festival

MEU PERSONAL TRAINER

Personagem: Medeiro Vaz Foto de Lorena Zschaber De repente me vi obrigado por necessidade profissional a ter um corpo ágil e forte. Precisava enfrentar como ator a maratona que é o espetáculo Grande Sertão: Veredas . Convoquei meu filho Henrique e em poucos meses me vejo seguro para enfrentar os ensaios e apresentações do visceral espetáculo. O resultado disso foi que... - Aumentei minha força. - Aumentei minha massa muscular . - Melhorei minhas condições cardiorrespiratórias. - Tenho mais disposição. - Melhorei minha flexibilidade. Treinador Henrique Monteiro - Reorientei minha dieta, porque não adianta você se esforçar tanto fisicamente, se não compensar o desgaste de suas energias com uma dieta que mantenha as necessidades de seu novo corpo, novo corpo sim, mesmo que isso não fique claro para quem veja. Aprendi até a ingerir whey. Agora não para mais.