Pular para o conteúdo principal

Total de visualizações de página

POR QUE ATACAM A CULTURA?

Uma pergunta: por que Estados Unidos, Inglaterra,  França,  Japão,  são países do primeiro mundo,  e Rússia,  que tem arsenal atômico capaz de destruir a terra dezenas de vezes, que dominou metade do planeta, mandou homens pra lua, é um país emergente, está ombreado com Brasil, China e Índia nesse atraso? Porque a cultura nos países desenvolvidos determina a economia e a vida social.

Os governos autoritários põem a cultura em segundo lugar, quando não a proíbem de vez. Os governos que não se importam verdadeiramente com o povo também fazem o mesmo. Os países onde o povo depende e espera tudo dos governos são iguais. Não que não tenham cultura, mas elas não influenciam as outras. Nos países do primeiro mundo, ao contrário, a cultura não é um apêndice. Ela determina a educação.

A China hoje rivaliza com os Estados Unidos no domínio do comércio global, mas por mais que se esforce ainda não chegou ao primeiro mundo, porque não permite a liberdade de expressão que é a condição para a cultura e a arte. A China se impõe comercialmente, mas não tem uma cultura que possa influenciar as outras nações.

Todos os países que colocam a cultura em segundo plano não conseguem se livrar do atraso. Ainda que se esforcem bastante para isso, como são os casos de Rússia e China.
Os países que chegaram ao socialismo, eliminaram, calaram, ou cooptaram seus artistas, seus pensadores, emudecendo-os, e ficaram fadados ao atraso.

Nós continuamos bastante feios na fita. Para dar um exemplo das nossas anomalias, nós perdemos em educação para a maioria dos países e para todos os países da América do Sul.

Não levanto essas questões para nos constranger, nos apequenar, porque temos grandes valores, fizemos importantes conquistas nas áreas artísticas e científicas, mas são exceções que confirmam a regra. Essas conquistas foram resultados de esforços individuais, ou de alguns setores, não resultaram de uma política estratégica feita por qualquer governo. Podemos apontar como período importante o de Juscelino Kubitschek que resultou na Bossa Nova, no Cinema Novo e na arquitetura de Oscar Niemeyer, momento emblemático de nossa cultura que influenciou outras culturas.

Nossas leis de incentivo a cultura vêm desde o governo Sarney, com a criação do Ministério da Cultura e da Lei Sarney, que Fernando Collor extinguiu e depois se viu obrigado a restaurar, com novo nome, do secretário Sergio Paulo Rouanet, conhecida como Lei Rouanet. Ela pode ter imperfeições, mas é responsável pelo desenvolvimento e disseminação de atividades artísticas e culturais em todo o país, mas não compreende uma política de Estado que integre a educação e todos os segmentos sociais visando tirar o país do atraso científico e social, mesmo assim vem sofrendo os maiores ataques, por questões ideológicas ou obscurantistas.


Não devemos deixar sob a responsabilidade apenas dos próximos governantes nos safarmos das utopias, da incompetência, da corrupção e criar as condições para que o futuro seja menos árido para todos nós. Caberá também aos movimentos civis, aos empresários, pensadores, professores, estudantes, criarem o ambiente onde a arte e a cultura possam ser exercidas sem restrições de liberdade e criatividade. É nisso em que acredito. Educação e cultura juntas e misturadas para um novo tempo, um novo país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVELOZ NA CURA DO CÂNCER

Aveloz é planta conhecida como dedo do cão, dedo de anjo, graveto do cão, canela de frade, cega-olho, figueira do diabo, árvore de São Sebastião e gaiolinha, entre outros apelidos. Cientistas e médicos brasileiros estão testando em humanos o potencial da planta no tratamento do câncer.

30 ANOS DEPOIS

Trinta anos depois volto a trabalhar com Bia Lessa, desta vez na sua visceral adaptação do épico de Guimarães Rosa, Grande Sertão Veredas .

O QUE O DINHEIRO NÃO PODE COMPRAR?

D inheiro compra até amor verdadeiro , disse Nelson Rodrigues, nosso maior dramaturgo, jornalista e frasista dos melhores, mas Nelson não era rico, falou sem conhecimento de causa, mesmo que tivesse perscrutado o mais recôndito de nossas almas e tivesse observado como poucos a vida social, mas ainda assim, não teve dinheiro para comprar tudo. Lembrei-me de sua frase depois de ler o que escreveu John D. Rockefeller, em 1909, este sim, o primeiro bilionário de verdade dos Estados Unidos, escreveu ele: a novidade de ser capaz de comprar o que quiser passa rápido, porque o que as pessoas mais procuram não pode ser comprado .

MEU PAI

Não conheci meu pai, ele morreu me deixando com um ano e quatro meses e meu irmão com seis meses, depois disso fomos morar com nossos avós maternos, nos criamos chamando nossos avós de papai e mamãe, e nossa mãe de Tetê, como todos a chamavam, mesmo sabendo que era nossa mãe. Hoje ela tem 90 anos e continua ativa fazendo o que quer, e sou feliz por isso. Seu Francisco, meu avô, substituiu meu pai e a família nos encheu de carinho para que não nos

DO TEATRO AO CINEMA

Aos amigos que sentiram minha ausência nessas sete semanas informo que foi por uma boa causa. Além das viagens que fizemos com a peça "Grande Sertão Veredas" nos primeiros quinze dias de setembro por Manaus (Festival Passo a Paço), Santos (Festival

MEU PERSONAL TRAINER

Personagem: Medeiro Vaz Foto de Lorena Zschaber De repente me vi obrigado por necessidade profissional a ter um corpo ágil e forte. Precisava enfrentar como ator a maratona que é o espetáculo Grande Sertão: Veredas . Convoquei meu filho Henrique e em poucos meses me vejo seguro para enfrentar os ensaios e apresentações do visceral espetáculo. O resultado disso foi que... - Aumentei minha força. - Aumentei minha massa muscular . - Melhorei minhas condições cardiorrespiratórias. - Tenho mais disposição. - Melhorei minha flexibilidade. Treinador Henrique Monteiro - Reorientei minha dieta, porque não adianta você se esforçar tanto fisicamente, se não compensar o desgaste de suas energias com uma dieta que mantenha as necessidades de seu novo corpo, novo corpo sim, mesmo que isso não fique claro para quem veja. Aprendi até a ingerir whey. Agora não para mais.