Pular para o conteúdo principal

Total de visualizações de página

VOCÊ SÓ ACREDITA EM QUEM PENSA IGUAL A VOCÊ?


Há muito se sabe que o mundo é movido pela emoção e não pela razão, por isso, especialmente quando se trata de política, deveríamos ser os mais frios e racionais para evitar os erros, se é que fosse possível, mas é exatamente aí que a emoção corre solta. 
Num contexto onde se acredita que a fake news terá um papel preponderante, as eleições de 2018 prometem um campo de batalha muito diferente dos que já vivemos até aqui, onde a disseminação de informações falsas poderá definir o futuro do país. Essa inclusive é a acusação feita à eleição de Donald Trump. 

Por isso, todo cuidado será pouco, não somente em acreditar na primeira história que aparece em nossa timeline, como na origem da história, não é porque veio de um amigo que devemos aceitar passivamente. Perfis falsos já foram criados, e muitos ainda serão até as eleições, com o objetivo de caçar os menos atentos com notícias falsas, e difamações sobre este, ou aquele candidato, com a finalidade de mudar seu voto. Você terá isso à esquerda e à direita, os torpedos virão de todos os lados, por isso é importante que cheque as fontes antes de acreditar em qualquer notícia positiva, ou negativa, sobre qualquer candidato, principalmente antes de passar a história para frente. Nesse sentido a imprensa escrita e tradicional poderá ser um espaço de consulta mais seguro, principalmente se você já conhece o veículo, ou o jornalista que dá a notícia.

Mas se você é dos que acreditam que a imprensa tradicional é toda corrupta e está aí para lhe sacanear, e influenciar na sua escolha, sinto muito, porque você será uma presa fácil para a fake news. Se você acredita mais em seu amigo virtual, que nunca viu mais gordo na vida, do que no jornalista que está dando a cara para bater, você estará se colocando como presa fácil.

Mas não se contente com as opiniões de um lado só, escute todos os lados e forme suas próprias opiniões, porque é assim que se deve fazer. Tem gente que só escuta um lado e acha que a opinião que emite é dela própria. Esses são os mais fáceis de serem levados pelo redemoinho das ideologias, todos pensando que estão sendo originais e livres em suas convicções. Desconfie sempre e nunca abdique de sua responsabilidade social e política, principalmente neste momento tão dramático de nossa história.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVELOZ NA CURA DO CÂNCER

Aveloz é planta conhecida como dedo do cão, dedo de anjo, graveto do cão, canela de frade, cega-olho, figueira do diabo, árvore de São Sebastião e gaiolinha, entre outros apelidos. Cientistas e médicos brasileiros estão testando em humanos o potencial da planta no tratamento do câncer.

30 ANOS DEPOIS

Trinta anos depois volto a trabalhar com Bia Lessa, desta vez na sua visceral adaptação do épico de Guimarães Rosa, Grande Sertão Veredas .

O QUE O DINHEIRO NÃO PODE COMPRAR?

D inheiro compra até amor verdadeiro , disse Nelson Rodrigues, nosso maior dramaturgo, jornalista e frasista dos melhores, mas Nelson não era rico, falou sem conhecimento de causa, mesmo que tivesse perscrutado o mais recôndito de nossas almas e tivesse observado como poucos a vida social, mas ainda assim, não teve dinheiro para comprar tudo. Lembrei-me de sua frase depois de ler o que escreveu John D. Rockefeller, em 1909, este sim, o primeiro bilionário de verdade dos Estados Unidos, escreveu ele: a novidade de ser capaz de comprar o que quiser passa rápido, porque o que as pessoas mais procuram não pode ser comprado .

MEU PAI

Não conheci meu pai, ele morreu me deixando com um ano e quatro meses e meu irmão com seis meses, depois disso fomos morar com nossos avós maternos, nos criamos chamando nossos avós de papai e mamãe, e nossa mãe de Tetê, como todos a chamavam, mesmo sabendo que era nossa mãe. Hoje ela tem 90 anos e continua ativa fazendo o que quer, e sou feliz por isso. Seu Francisco, meu avô, substituiu meu pai e a família nos encheu de carinho para que não nos

DO TEATRO AO CINEMA

Aos amigos que sentiram minha ausência nessas sete semanas informo que foi por uma boa causa. Além das viagens que fizemos com a peça "Grande Sertão Veredas" nos primeiros quinze dias de setembro por Manaus (Festival Passo a Paço), Santos (Festival

MEU PERSONAL TRAINER

Personagem: Medeiro Vaz Foto de Lorena Zschaber De repente me vi obrigado por necessidade profissional a ter um corpo ágil e forte. Precisava enfrentar como ator a maratona que é o espetáculo Grande Sertão: Veredas . Convoquei meu filho Henrique e em poucos meses me vejo seguro para enfrentar os ensaios e apresentações do visceral espetáculo. O resultado disso foi que... - Aumentei minha força. - Aumentei minha massa muscular . - Melhorei minhas condições cardiorrespiratórias. - Tenho mais disposição. - Melhorei minha flexibilidade. Treinador Henrique Monteiro - Reorientei minha dieta, porque não adianta você se esforçar tanto fisicamente, se não compensar o desgaste de suas energias com uma dieta que mantenha as necessidades de seu novo corpo, novo corpo sim, mesmo que isso não fique claro para quem veja. Aprendi até a ingerir whey. Agora não para mais.