Pular para o conteúdo principal

Total de visualizações de página

OS TOLOS E OS ATOLADOS

Somos tolos quando acreditamos sem nunca desconfiar, sem exercitar o beneficio da dúvida que sempre protege os mais sensatos. Atolados são os que acreditam que a mentira sempre vence. Como diz o velho ditado ela tem pernas curtas, algumas mais curtas que as outras. Mas os mentirosos estão sempre na crista da onda, quer sejam religiosos, políticos, gurus ou maridos perfeitos.

O momento atual tem nos dado exemplos de sobra sobre como nós, os tolos, protegemos aqueles que são ou serão atolados na próxima curva da história. O ex-ministro e os pastores do Ministério da Educação agora presos, estão nesta categoria, mas fizeram tudo em nome de Jesus, com o “Brasil acima de todos e Deus acima de tudo”. Pediram até quilo de ouro para liberar verbas do Ministério para as cidades. Mas tudo em nome do Senhor.

"O patriotismo é o último refúgio do canalha", disse o conhecido literato inglês, Samuel Johnson, e podemos acrescentar que no nosso caso ele, o patriotismo, vem acompanhado de Deus, mas um Deus prepotente e preconceituoso, que discrimina pobres, índios, homossexuais e crianças em condições especiais que querem frequentar a escola regular.

O presidente falou que botaria a mão no fogo pelo ministro, e o ministro em vídeo gravado em uma de suas reuniões afirmou que recebia os pastores corruptos a pedido do presidente. Quem coloca a mão no fogo por alguém, sem desconfiar que o inferno esteja tão perto, das duas uma, ou é um sujeito incapaz, ou já fez o cálculo das queimaduras levando em consideração a cegueira dos que acreditam.

É impressionante como gostamos de acreditar em mentirosos, não aprendemos com o passar dos tempos, por isso eles aparecem sempre. E quando acreditamos é pra valer, por isso eles se dão tão bem.

A situação do vereador Gabriel Monteiro, do Rio de Janeiro, é tão patética, suas performances são tão demagogicamente construídas, que parece estranho alguém veja veracidade em tudo aquilo, mas, incrivelmente, ele tem 20 milhões de seguidores em suas redes sociais. E muitas empresas o patrocinam, algumas delas abandonaram o barco somente agora depois dos escândalos, de estupro gravado, da malversação do dinheiro público. Mas a brutalidade de suas ações, a simulação da verdade, as fake news, sempre estiveram lá.

São dois exemplos frescos, somente para ilustrar nosso comportamento diante desse fenômeno, desse impulso que temos para acreditar e seguir os mentirosos. Sei que o poder da imagem é avassalador, que a manipulação da verdade é muito mais fácil hoje com as redes sociais, que embotam o discernimento crítico, mas nem sempre somos tolos porque somos ingênuos, nossa tolice também pode estar noutro lugar, na cumplicidade.  

 

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVELOZ NA CURA DO CÂNCER

Aveloz é planta conhecida como dedo do cão, dedo de anjo, graveto do cão, canela de frade, cega-olho, figueira do diabo, árvore de São Sebastião e gaiolinha, entre outros apelidos. Cientistas e médicos brasileiros estão testando em humanos o potencial da planta no tratamento do câncer.

30 ANOS DEPOIS

Trinta anos depois volto a trabalhar com Bia Lessa, desta vez na sua visceral adaptação do épico de Guimarães Rosa, Grande Sertão Veredas .

O QUE O DINHEIRO NÃO PODE COMPRAR?

D inheiro compra até amor verdadeiro , disse Nelson Rodrigues, nosso maior dramaturgo, jornalista e frasista dos melhores, mas Nelson não era rico, falou sem conhecimento de causa, mesmo que tivesse perscrutado o mais recôndito de nossas almas e tivesse observado como poucos a vida social, mas ainda assim, não teve dinheiro para comprar tudo. Lembrei-me de sua frase depois de ler o que escreveu John D. Rockefeller, em 1909, este sim, o primeiro bilionário de verdade dos Estados Unidos, escreveu ele: a novidade de ser capaz de comprar o que quiser passa rápido, porque o que as pessoas mais procuram não pode ser comprado .

MEU PAI

Não conheci meu pai, ele morreu me deixando com um ano e quatro meses e meu irmão com seis meses, depois disso fomos morar com nossos avós maternos, nos criamos chamando nossos avós de papai e mamãe, e nossa mãe de Tetê, como todos a chamavam, mesmo sabendo que era nossa mãe. Hoje ela tem 90 anos e continua ativa fazendo o que quer, e sou feliz por isso. Seu Francisco, meu avô, substituiu meu pai e a família nos encheu de carinho para que não nos

DO TEATRO AO CINEMA

Aos amigos que sentiram minha ausência nessas sete semanas informo que foi por uma boa causa. Além das viagens que fizemos com a peça "Grande Sertão Veredas" nos primeiros quinze dias de setembro por Manaus (Festival Passo a Paço), Santos (Festival

MEU PERSONAL TRAINER

Personagem: Medeiro Vaz Foto de Lorena Zschaber De repente me vi obrigado por necessidade profissional a ter um corpo ágil e forte. Precisava enfrentar como ator a maratona que é o espetáculo Grande Sertão: Veredas . Convoquei meu filho Henrique e em poucos meses me vejo seguro para enfrentar os ensaios e apresentações do visceral espetáculo. O resultado disso foi que... - Aumentei minha força. - Aumentei minha massa muscular . - Melhorei minhas condições cardiorrespiratórias. - Tenho mais disposição. - Melhorei minha flexibilidade. Treinador Henrique Monteiro - Reorientei minha dieta, porque não adianta você se esforçar tanto fisicamente, se não compensar o desgaste de suas energias com uma dieta que mantenha as necessidades de seu novo corpo, novo corpo sim, mesmo que isso não fique claro para quem veja. Aprendi até a ingerir whey. Agora não para mais.