Pular para o conteúdo principal

Total de visualizações de página

POR QUE O SUPREMO INCOMODA?


Ouço pessoas satisfeitas com o avanço de Bolsonaro sobre o Supremo, ele diz que os ministros não o deixam trabalhar, isso porque lhe impedem o avanço golpista. Podem-se ter todas as reclamações contra os ministros, mas o STF hoje é a única muralha contra o autoritarismo da direita e da esquerda. Foi assim com o PT e está sendo com Bolsonaro.

Mas a reeleição de Bolsonaro será a pá de cal sobre o equilíbrio dos poderes e a submissão do Supremo diante do executivo. As propostas para isso já foram apontadas por Mourão, vice-presidente e agora eleito senador. A solução é aumentar a quantidade de ministros no Supremo nomeando simpatizantes do governo.

O mesmo caminho da Venezuela, que o presidente aponta como mau exemplo, como foi o da Hungria e da Rússia, que chegaram à ditadura pelo voto. Hoje todos esses povos, levados pelo patriotismo, pela ideologia política, pela pauta dos costumes e pela mentira, amargam a derrota para um inimigo violento que lhes tira a democracia, e o desenvolvimento econômico e social.

Esses povos só perceberam o que perderam depois do desastre, mas é um caminho sem volta, pelo menos, em médio prazo. E é o que está apontado para nós caso Bolsonaro vença. Os arroubos ditatoriais se ouvem não só no presidente e no vice. O candidato Tarcísio, a frente das pesquisas para o governo de São Paulo, informou que ao ser eleito, irá tirar a câmera instalada nos uniformes dos policiais. Como a grita foi grande ele recuou, mas apenas por questão eleitoreira, como fez o presidente dizendo que a proposta de aumento dos juízes do
Supremo foi coisa da imprensa, mas é dado como liquido e certo que o decreto já está pronto, só espera ele ganhar as eleições.

Tirar a câmera do uniforme dos policiais é liberar a matança contra os pobres, os periféricos, guerra onde morrem bandidos e muitos inocentes, inclusive crianças, mas essa violência está no DNA do bolsonarismo. As câmeras foram a recente conquista da sociedade contra os crimes policiais, mas o candidato acha que deve retirá-las para que possam trabalhar.

Esses são dois sinais preocupantes que hoje aparecem nas falas dos políticos, que não trazem propostas de melhorias econômicas e sociais, mas de submissão e mais violência. Reconduzir Bolsonaro a presidência, por mais corrupto que seja o outro lado, será o aval para que o país mergulhe no obscurantismo da ditadura. E o presidente ainda poderá dizer que estará fazendo a vontade popular, como dizem todos os ditadores.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVELOZ NA CURA DO CÂNCER

Aveloz é planta conhecida como dedo do cão, dedo de anjo, graveto do cão, canela de frade, cega-olho, figueira do diabo, árvore de São Sebastião e gaiolinha, entre outros apelidos. Cientistas e médicos brasileiros estão testando em humanos o potencial da planta no tratamento do câncer.

30 ANOS DEPOIS

Trinta anos depois volto a trabalhar com Bia Lessa, desta vez na sua visceral adaptação do épico de Guimarães Rosa, Grande Sertão Veredas .

O QUE O DINHEIRO NÃO PODE COMPRAR?

D inheiro compra até amor verdadeiro , disse Nelson Rodrigues, nosso maior dramaturgo, jornalista e frasista dos melhores, mas Nelson não era rico, falou sem conhecimento de causa, mesmo que tivesse perscrutado o mais recôndito de nossas almas e tivesse observado como poucos a vida social, mas ainda assim, não teve dinheiro para comprar tudo. Lembrei-me de sua frase depois de ler o que escreveu John D. Rockefeller, em 1909, este sim, o primeiro bilionário de verdade dos Estados Unidos, escreveu ele: a novidade de ser capaz de comprar o que quiser passa rápido, porque o que as pessoas mais procuram não pode ser comprado .

MEU PAI

Não conheci meu pai, ele morreu me deixando com um ano e quatro meses e meu irmão com seis meses, depois disso fomos morar com nossos avós maternos, nos criamos chamando nossos avós de papai e mamãe, e nossa mãe de Tetê, como todos a chamavam, mesmo sabendo que era nossa mãe. Hoje ela tem 90 anos e continua ativa fazendo o que quer, e sou feliz por isso. Seu Francisco, meu avô, substituiu meu pai e a família nos encheu de carinho para que não nos

DO TEATRO AO CINEMA

Aos amigos que sentiram minha ausência nessas sete semanas informo que foi por uma boa causa. Além das viagens que fizemos com a peça "Grande Sertão Veredas" nos primeiros quinze dias de setembro por Manaus (Festival Passo a Paço), Santos (Festival

MEU PERSONAL TRAINER

Personagem: Medeiro Vaz Foto de Lorena Zschaber De repente me vi obrigado por necessidade profissional a ter um corpo ágil e forte. Precisava enfrentar como ator a maratona que é o espetáculo Grande Sertão: Veredas . Convoquei meu filho Henrique e em poucos meses me vejo seguro para enfrentar os ensaios e apresentações do visceral espetáculo. O resultado disso foi que... - Aumentei minha força. - Aumentei minha massa muscular . - Melhorei minhas condições cardiorrespiratórias. - Tenho mais disposição. - Melhorei minha flexibilidade. Treinador Henrique Monteiro - Reorientei minha dieta, porque não adianta você se esforçar tanto fisicamente, se não compensar o desgaste de suas energias com uma dieta que mantenha as necessidades de seu novo corpo, novo corpo sim, mesmo que isso não fique claro para quem veja. Aprendi até a ingerir whey. Agora não para mais.